EGO

"Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes
que aqui caleidoscopicamente registro."

(Clarice Lispector)

domingo, 1 de julho de 2007

16 de junho - português afrodisíaco...


Falo da língua portuguesa, seus pervertidos! E depois eu que sou a libertina...
Concordo com Drummond quando ele diz que "... a língua é falo, e verbo a vulva...". Mas preciso fazer um adendo: se a língua é falo, o ouvido deveria ser vulva, pois é o receptor (de palavras, PALAVRAS!!! mentes pervertidas...). Existe algo mais erótico do que uma frase bem escrita? Palavras são afrodisíacas, mas dependendo da situação podem ser broxantes.
Todo mundo comete gafes na escrita, é normal. Eu cometo gafes. Não há nada de absurdo nisso. Mas há os erros imperdoáveis, aqueles erros que deveriam arrastar indivíduos para a guilhotina... Céus, quem dá aulas de português nesta terra?
Exemplifiquemos:
- A triste mania que as pessoas têm de confundir os pronomes oblíquos átonos com os tônicos: ao invés de escreverem "gostaria de te falar algo", mandam a pérola "gostaria de TI falar algo"... ai... Isso doeu... Outro exemplo que vi num desses scrapbooks da vida: "Vem mim dá um beijo???" Aiiiiiiiiiii!!!!!! Esse foi mais grave, porque além de trocar os pronomes, não soube usar o verbo no infinitivo...
- E por falar em verbos no infinitivo, isso é o que mais me assombra. Por que raios as criaturas não colocam o bendito R no final, meu Deus? É preguiça ou é erro mesmo? "Vem fala", "eu quero come", "vamos viaja"... Que isso? Eles não tiveram mesmo aulas com a Alice... E não venham dizer (com R no final) que são vícios de internet, porque esses não são!
Poderia listar mais um monte de coisinhas, mas isso me tornaria mais chata do que já sou. E claro, provavelmente algum letrado na nossa língua pode encontrar erros nesse meu texto, mas garanto que seriam erros até perdoáveis, eu pegaria no máximo dois dias de detenção.
Acabei de fazer um teste que meu amigo Theo me enviou. Fiquei inspiradíssima!
E saber que sou a escritora carioca favorita do meu escritor paulista favorito também me inspira.. e muito!
Até!


Nenhum comentário: