EGO

"Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes
que aqui caleidoscopicamente registro."

(Clarice Lispector)

quarta-feira, 11 de junho de 2008

digressões inconseqüentes sobre o dia dos namorados...

Namorado é quem também não pode, mas quer e demonstra: disfarçado-disfaçando.
Namorado é quem se encontra em cada reconciliação sabendo renascer e reviver dentro da mesma relação.
Namorado é quem acaba compreendendo porque está junto. Mesmo que pese, mesmo que doa. Mesmo que venha sendo ou tenha sido difícil.
Namorado é quem redescobre as emoções de quando namorou e as traduz num olhar diferente ou numa emoção que já não dá pra contar.
Namorado é quem provoca a outra parte como forma de se aproximar dela. É quem fere e arranha para depois beijar.
Namorado é quem suspira e se lembra como era e do que sentia no dia daquela fotografia vista anos depois.
Namorado é aquele que, mesmo incômodo quando presente, faz inexplicável falta quando ausente.
Namorado é o que fez da impossibilidade o alimento para mais amor guardado; e do amor guardado o abastecimento para o amor exercido. E do amor exercido a provisão para a estação da saudade.
Namorado é o que reclama mesmo injustamente, mas para poder ser amado à sua maneira, muito mais e melhor.
Namorado é a viúva ou o viúvo levando flores ao túmulo, num dia qualquer em que a saudade chega, sem necessidade de data especial.
Namorado é quem levou um pedaço de vida que permaneceu durando mesmo sem ter existido, porque tudo acabou.
Namorado é o que seria se tivesse sido, mas durou, ainda que por instantes, na fantasia.
Namorado é o núcleo da recordação daquela namorada que não chegou a ser. Mas viveu na beleza infinita da impossibilidade fantasiada.
Namorado é o casal idoso feito amizade.
Namorado é o marido em cada vitória sobre o tédio conjugal; é o que pára e num momento de lucidez conclui que sem ela teria sido pior.
Namorado é um pedaço de possibilidade em forma de deslumbramento. É um clima, um estado especial, uma espécie de vertigem com gosto de chegada à lua, misturado com refresco de pitanga.
Namorado é o amor que está ao lado, o possível, o adivinhado, o portador das nossas melhores expectativas; a fôrma do nosso exato modelo; o cheiro e o gosto de pele das indefiníveis atrações vindas da infância.
Namorado não é quem assim se denomina, como se namorar fosse o começo de uma escala hierárquica que depois continua com noivado e casamento. Nada disso! Namorado é o noivo, o marido, o amante, o tímido desejoso, o fiel impossibilitado, o infiel aturdido, o frustrado, o reprimido, sempre que neles se riscar o fogo da vontade e se acender o clarão da sua verdade. Namorado é o ser humano em estado de amor, pouco importa os nomes dados a ele.
Namorado, portanto, é o eterno proibido, porque é sempre aquele que ainda vai conseguir. Mesmo de quem pode. Namorado é um estado de sentir antes de qualquer encontro e de todas as suas descobertas, mesmos as impossíveis; pouco importa se ocorre entre casados, solteiros, noivos, viúvos ou namorados mesmo.
Namorado é o que viveu o sempre-depois e o nunca-exercido, de um olhar que se cruzou dizendo e adivinhando um tudo que não precisou de constatação para ser vivido.
Namorado é o que sempre acaba voltando: em carne e osso, ou 30 anos depois, sentado no trono dourado da fantasia, lembrança, amargura, saudade doce, breve recordação ou vivência nunca morta.
Namorado é tudo o que representa o melhor de cada um de nós, distribuído em mil faixas de luz. São as luzes das partes que nunca alcançamos; são as luzes das vontades que nunca satisfizemos e nunca satisfaremos; são as luzes dos sentimentos que nunca envelheceram; são as luzes dos sonhos que nunca se apagaram, porque deles nutrimos a ânsia de viver, num mundo onde os namoros são a prova de que as pessoas estão ávidas no Encontro com o que são e gostariam de trocar.
Namorado: um espelho que reflete o outro, o morador desconhecido dentro de nós. Euele. Eleeu. Eutu – Tueu – Nós.


Artur da Távola
Postado por Nina
(Para o meu namorado, amante, parceiro, cúmplice, amor... Eu te amo.)

4 comentários:

E agora José? disse...

Nunca fui tão amado e amei tanto como agora, com você. Na realidade, jamais conjuguei e senti amor e pensei sobre o amor antes. Dessa forma, da nossa maneira de amar. Namorar é o querer sem possuir, é o possuir sem se mendigar ou comprar, é ter sem se vender, é estar sendo, é ver e sentir, fora do espaço e do tempo, é viver mais do que apenas existir, é amar sem cobrar, é amor sem pecar. É o melhor que o hoje é capaz de nos proporcionar e a consciência de que o futuro nos reserva sempre o melhor. E a lembrança saudosa-gostosa do passado, todos misturados em um beijo, em um olhar, em um carinho, nas mãos dadas. O que tenho pra te oferecer, pra te presentear nesse dia, que é nosso todos os dias, é o "eu te amo" que me sai da boca como quem respira. Você torna as coisas melhores, eu e a minha vida mais interessante e feliz. E ao invés de te dizer muito obrigado, eu sinto a necessidade de te dizer mais, todos os dias, eu te amo. E quero você pra sempre.

E desculpem-nos o nosso romantismo incurável. Só queremos partilhar um pouco dessa felicidade com vocês amigos, compreendam por favor. Feliz Dia dos Namorados, para todos, que namoram ou não. Porque namorar é um modo de viver, não só um estágio do relacionamento.

Diogo Barbosa disse...

Isso é mais do que lindo meus amigos. Isso é revigorante aos meus olhos. E como fico feliz em sentir felicidade nessas palavras.

I'm Nina, Marie, etc... disse...

José
"(...)
Porque namorar é um modo de viver, não só um estágio do relacionamento."

Sendo assim, posso ser sua namorada pra sempre?
Eu sou minha, tão minha, que preciso dar isso a você também. Não que isso signifique anulação, e sim, doação. Quem ama, doa: doa-se ao outro.

Diogo, meu amigo,

Fico feliz que essas palavras sejam revigorantes aos olhos dos apaixonados.
Seja sempre bem vindo aqui.
bjs

E agora José? disse...

Eternamente, namorados. Por favor.