EGO

"Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes
que aqui caleidoscopicamente registro."

(Clarice Lispector)

sábado, 18 de outubro de 2008

sentidos...



Quartos escuros, mesas vazias, tristes monólogos. Sorrisos mecânicos e humores ácidos. Os cinzeiros sujos e as meias garrafas de uísque denunciam a solidão daqueles que observam, destacados da grande multidão.


Comentários lacônicos balbuciados entre dentes mal são ouvidos. E os olhos julgam o desconhecido, pela necessidade racional da classificação do mistério: não contentam-se em apenas ver. Talvez
essa falta de tato justifique a falta de tato em relação ao mundo. A idéia que se compreende aquilo que se vê é falha, até mesmo estúpida. Olhos são como gatos, traiçoeiros, capazes de ludibriar seu próprio dono, ou quem quer que ouse desvendá-los. Eles mesmos possuem seus próprios mistérios, alguns irreveláveis. Mas tratam de desvelar os véus alheios, com a tola pretensão de poder entender, conhecer, julgar.

Com os olhos eu vejo; com todo o resto, enxergo. E é quando fecho os olhos que consigo realmente sentir o mundo ao redor. Só enxergo além do óbvio quando estou absorta na cegueira, quando a claridade dá espaço às trevas, quando a alma voa.

Quando estou cega sou toda sentidos.



2 comentários:

E agora José? disse...

Olhar o mundo
Com a coragem do cego
Ler da tua boca as palavras
Com a atenção do surdo
Falar com os olhos e as mãos
Como fazem os mudos

Diário de Cazuza - 1978

E sentir com a alma. Quando os sentidos não fazem sentido, só ela me protege da confusão.

Priscila Boltão disse...

Por alguma razão esse texto fez eu lembrar de quando nos conhecemos. Da época que eu caí abismada no meio do Dark Orkut e vc era uma das poucas pessoas sãs(é assim que escreve?) por lá. Enquanto eu lia, a imagem de eu, parada esperando ônibus num dia de chuva enquanto lia a primeira carta que vc me mandou veio a mente.
Sei lá oq foi isso. Mas foi um flash back legal. Good times...
Chegando em casa vou te escrever. E quero resposta, mocinha.